Primeiro Acesso
Esses são os primeiros passos para você utilizar o aplicativo Bird ID.
O primeiro passo é baixar o aplicativo no seu dispositivo:
Android - Google Play
Bird ID: Certificado Digital
iPhone - Apple Store
Bird ID
Processo 1: Onboarding




Descrição: A página de boas-vindas é exibida quando o usuário acessa o aplicativo pela primeira vez após a instalação, ou caso restaure o app ou precise redefinir a senha de acesso. Essa tela inicial ambienta o usuário. O usuário pode percorrer as diferentes telas arrastando para o lado ou avançar usando o botão "Próximo" na parte inferior da tela.
Ao chegar à última tela, o usuário encontra o botão "Vamos lá!". Ao clicar nele, será direcionado para a próxima tela de criação da senha de acesso ao aplicativo. Opcionalmente, o usuário pode pular as telas de boas-vindas clicando na opção "Pular" no canto superior direito da página.
Processo 2: Sincronização inicial




Descrição: Nesta tela, o usuário pode sincronizar sua conta informando o CPF ou CNPJ no campo correspondente. Antes de prosseguir, ele tem acesso aos Termos de Uso para consulta. Ao continuar, presumimos que ele já leu e concorda com as condições estabelecidas. O botão "Concordar e Continuar" estará disponível assim que um documento válido for informado, permitindo que identifiquemos se ele possui um cadastro prévio e pode seguir para a digitação da senha ou se precisamos redirecioná-lo ao portal para gerar uma solicitação.
Cenário 1: O usuário não possui cadastro





Descrição: Ao identificarmos que o usuário possui um CPF/CNPJ válido, porém não possui conta ativa com certificado emitido ou solicitação de emissão, redirecionamos o usuário para essa tela onde damos um feedback ativo para o usuário acessar o site do Bird ID e gerar uma solicitação de emissão.
Cenário 2: O usuário possui cadastro e certificado ativo.



Descrição: Neste frame, exibimos o CPF do usuário em destaque, seguido por um campo de entrada de senha com filtro de privacidade ativado para ocultar os caracteres digitados. Abaixo, há um link "Esqueceu sua senha" para recuperação de acesso, além de um botão "Continuar" para prosseguir com a autenticação e caso a senha esteja correta, iniciamos a validação via duplo fator de autenticação, caso esteja incorreta, exibimos um hint “Senha incorreta”.
Processo 3: Autenticação via duplo fator de autenticação








Descrição: Durante o processo de autenticação em dois fatores, o usuário é direcionado para uma tela onde pode escolher entre quatro métodos de verificação: e-mail, SMS, OTP gerado no próprio Bird ID em outro dispositivo na mesma conta em outro dispositivo ou a confirmação em outro dispositivo previamente registrado. Após selecionar a opção desejada, um código de verificação é enviado ou gerado, conforme o método escolhido. O usuário deve inserir esse código no campo correspondente para concluir a autenticação e obter acesso seguro ao sistema.
Processo 4: Habilitação da biometria (digital)


Descrição: Ao final do processo de duplo fator de autenticação, caso o 2FA tenha sido informado corretamente, surge um modal questionando o usuário se ele deseja habilitar a biometria (digital) para acessar o aplicativo apenas com a digital sem ser necessário digitar uma senha e quando o usuário escolhe por ativar surge uma mensagem de confirmação: “Biometria ativada com sucesso.”
Processo 5: Acesso a home

Descrição: Após concluir todas as etapas anteriores o usuário é redirecionado para a home do aplicativo, finalizando a jornada de primeiro acesso.
Last updated