Assinar documentos
Agora que o seu Certificado Digital já foi emitido e instalado, é hora de utilizá-lo!
Para assinar documentos, recomenda-se a instalação do Adobe Acrobat para fazer o download clique aqui.
Para iniciar o download clique na opção "Baixar o Acrobat Reader":

Após baixar o arquivo, abra a sua pasta de downloads e localize o arquivo do instalador do Adobe Acrobat, que possui um nome como “reader[xxx]_install.exe”

Por fim, clique duas vezes no arquivo do instalador para concluir a instalação
Depois da instalação, ou se você já tiver o programa instalado, abra o programa.

Logo em seguida, vá na opção “Arquivo” e clique em “Abrir”.

Agora é só selecionar o arquivo que deseja e clicar em “Abrir”

Com o arquivo aberto, clique na opção “Ferramentas”

Procure a opção “Certificados” e clique em “Abrir”

Após clicar em “Abrir”, você será redirecionado para a página do documento, agora clique em “Assinar Digitalmente”

Agora o assistente de assinatura precisará de um desenho da área que você deseja que a assinatura fique.

Arraste o ponteiro do mouse enquanto mantém o botão esquerdo do mouse pressionado
Selecione seu Certificado Digital e clique em “Continuar”

Nesta tela, é possível visualizar a assinatura e revisar o documento. Depois, clique em “Assinar”

Assim que assinar, será solicitado que salve o arquivo.

Por fim, insira o Código OTP do Bird ID e clique em “Autenticar”. Prontinho, seu documento está assinado!

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