Assinar documentos
Agora que o seu Certificado Digital já foi emitido e instalado, é hora de utilizá-lo!
Last updated
Agora que o seu Certificado Digital já foi emitido e instalado, é hora de utilizá-lo!
Last updated
Para assinar documentos, recomenda-se a instalação do Adobe Acrobat para fazer o download clique aqui.
Para iniciar o download clique na opção "Baixar o Acrobat Reader":
Após baixar o arquivo, abra a sua pasta de downloads e localize o arquivo do instalador do Adobe Acrobat, que possui um nome como “reader[xxx]_install.exe”
Por fim, clique duas vezes no arquivo do instalador para concluir a instalação
Depois da instalação, ou se você já tiver o programa instalado, abra o programa.
Logo em seguida, vá na opção “Arquivo” e clique em “Abrir”.
Agora é só selecionar o arquivo que deseja e clicar em “Abrir”
Com o arquivo aberto, clique na opção “Ferramentas”
Procure a opção “Certificados” e clique em “Abrir”
Após clicar em “Abrir”, você será redirecionado para a página do documento, agora clique em “Assinar Digitalmente”
Agora o assistente de assinatura precisará de um desenho da área que você deseja que a assinatura fique.
Arraste o ponteiro do mouse enquanto mantém o botão esquerdo do mouse pressionado
Selecione seu Certificado Digital e clique em “Continuar”
Nesta tela, é possível visualizar a assinatura e revisar o documento. Depois, clique em “Assinar”
Assim que assinar, será solicitado que salve o arquivo.
Por fim, insira o Código OTP do Bird ID e clique em “Autenticar”. Prontinho, seu documento está assinado!
Seu Código OTP é gerado pelo aplicativo do Bird ID no seu Smartphone. Ele é composto por 6 numerais que mudam a cada trinta segundos.