Assinar documentos

Agora que o seu Certificado Digital já foi emitido e instalado, é hora de utilizá-lo!

Para assinar documentos, recomenda-se a instalação do Adobe Acrobat para fazer o download clique aqui.

  1. Para iniciar o download clique na opção "Baixar o Acrobat Reader":

  1. Após baixar o arquivo, abra a sua pasta de downloads e localize o arquivo do instalador do Adobe Acrobat, que possui um nome como “reader[xxx]_install.exe”

  1. Por fim, clique duas vezes no arquivo do instalador para concluir a instalação

  2. Depois da instalação, ou se você já tiver o programa instalado, abra o programa.

  1. Logo em seguida, vá na opção “Arquivo” e clique em “Abrir”.

  1. Agora é só selecionar o arquivo que deseja e clicar em “Abrir”

  1. Com o arquivo aberto, clique na opção “Ferramentas”

  1. Procure a opção “Certificados” e clique em “Abrir”

  1. Após clicar em “Abrir”, você será redirecionado para a página do documento, agora clique em “Assinar Digitalmente”

  1. Agora o assistente de assinatura precisará de um desenho da área que você deseja que a assinatura fique.

  1. Arraste o ponteiro do mouse enquanto mantém o botão esquerdo do mouse pressionado

  2. Selecione seu Certificado Digital e clique em “Continuar”

  1. Nesta tela, é possível visualizar a assinatura e revisar o documento. Depois, clique em “Assinar”

  1. Assim que assinar, será solicitado que salve o arquivo.

  1. Por fim, insira o Código OTP do Bird ID e clique em “Autenticar”. Prontinho, seu documento está assinado!

Seu Código OTP é gerado pelo aplicativo do Bird ID no seu Smartphone. Ele é composto por 6 numerais que mudam a cada trinta segundos.

Last updated